sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Dicas de como Bordar

Em tecidos elásticos (ex: a malha)é recomendado que se borde pontos com elasticidade como os torçaides e os enviesados.
Quando utilizar outros pontos como o salpicado, o pontilhado ou alinhavo , deve-se bordar no sentido vertical.
Deve ser evitados os vidrilhos e canutilhos (que depende da marca alguns tem as bordar bem cortantes ) pois vão cortar a linha dependendo do movimento ao usar a peça de roupa.

Como lavar sua roupa bordada....

A não ser quando o tecido é indicado para que seja lavado a seco , com cuidados voce mesmo pode lava-la .
Porem não deve ser lavada na maquina mas sim a mão ,com um sabão neutro de preferencia liquido .
Depois de cuidadosamnete lavada ,espremê-la com a ajuda de uma toalha para tirar o excesso de agua e só então colocar para secar na sombra (jamais em secadora).....

Outras dicas de como passar o risco no tecido....

Quando o ponto do bordado vai cobrir todo o risco (ponto cheio,torçaides,lantejoulas escamadas,etc)
Voce pode usar para transferir os riscos carbonos proprios de costura.
( podem ser brancos ou amarelos depedendo da cor do tecido).
Não esquecer que a parte mais aspera do carbono tem que ficar virada para o tecido.

Continuando.....

Se o ponto do bordado não for cobrir todo o risco :
_Faça o risco no papel de seda ou manteiga
-Alinhave o risco no local a ser bordado
-Borde em cima do papel e só depois retire o papel com cuidado .
ou ainda prenda o papel do risco no tecido com pequenos alinhavos.
Retire o papel e borde em cima da linha alinhavada.