quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

A técnica de bordado em pedraria é usada há bastante tempo na moda, mas atualmente ela tem ganhado bastante destaque. Este bordado possibilita a criação de pulseiras e outros adereços, bolsas e gargantilhas, decoração de presentes, roupas, entre outros. É uma infinidade de formas diferentes, basta só usar a criatividade. Esta técnica transforma looks simples, dando um diferencial e agregando valor, que faz encarecer as peças dando a elas ar refinado e artesanal.
O processo começa com a escolha de um tecido liso, como organdi ou veludo que dão destaque ao bordado. Usa-se um bastidor comum ou o modelo de fixar na mesa para que se tenham as duas mãos livres. As contas são presas ao tecido com pontos pequenos e bem fechados. O risco deve ser agradável a vista, mas não sobrecarregá-lo de contas por que assim o bordado fica com aparência pesada.

Normalmente usam-se contas pequenas, como strass e canutilhos que devem ser todas do mesmo tamanho para que o resultado não seja irregular. Para facilitar o trabalho, antes de começar, separe as contas em diferentes pratinhos e passe uma de cada vez ao risco, com a prática será possível aumentar esse número, passando várias contas de cada vez.
Bastidor e materiais para o bordado, contas comuns, miçangas e vidrilhos. Foto:DivulgaçãoPasso a passo para você começar a técnica em casa.

1º passo: Elaborar o desenho que deseja utilizar no bordado. Se for necessário um molde recorte-o cuidadosamente em uma cartolina branca e passe para o tecido escolhido o contorno com um lápis de cera branco.
Risco do desenho escolhido com lápis de cera branco. Foto:euamobiscuit.com.br
(CONFIRA O RESTO DA MATÉRIA AQUI http://www.portaisdamoda.com.br/noticiaInt~id~18608~n~bordado+em+pedraria.htm)